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Como abrir uma empresa de manutenção industrial

Como abrir uma empresa de manutenção industrial

Está interessado em investir no ramo de manutenção industrial, mas não sabe por onde começar? Acompanhe este artigo e veja como abrir uma empresa de manutenção industrial.

O Brasil possui muitas indústrias em diferentes segmentos, e se existe uma coisa que todas elas precisam igualmente é de manutenção. São máquinas, estruturas e diversos equipamentos de transporte e segurança que precisam estar com seu funcionamento em dia.

Se você tem dúvidas sobre o mercado de manutenção industrial, saiba que este é um excelente ramo. Por mais que já existam muitas empresas no ramo de manutenção industrial, sempre haverá espaço para mais uma, pois, a demanda é muito grande.

Acompanhe este artigo e veja como abrir uma empresa de manutenção industrial, quais são os primeiros passos e como proceder com a documentação e os processos burocráticos.

Primeiros passos para abrir uma empresa de manutenção industrial

É sempre bom lembrar que, qualquer tipo de negócio que esteja sendo criado, precisa de um bom planejamento. Portanto, o primeiro passo, antes mesmo de partir para a documentação necessária é fazer uma boa análise de mercado.

Ao conhecer melhor o mercado de manutenção industrial, você saberá como seus futuros concorrentes atuam, qual a demanda da sua região e quais são as principais necessidades do seu público alvo. Sabendo isso, criar um bom plano de negócios será muito simples.

Neste momento é interessante também que você defina exatamente quais serão os serviços que sua empresa fornecerá e com quantos funcionários você contará. É importante definir isso logo, pois, você precisará dessas informações para prosseguir com a documentação.

Documentação necessária para abrir uma empresa de manutenção industrial

Com os dados mencionados em mãos, será necessário escolher o tipo de CNPJ mais adequado para sua empresa. Essa escolha será pautada no número de funcionários, tipos de serviços e produtos, se haverá sócios ou não e mais alguns fatores.

Depois de definir o tipo de CNPJ, escolha a melhor tarifa tributária para sua empresa de manutenção industrial, neste passo, será preciso escolher aquele modelo que melhor se adapta às suas pretensões de lucro. Você poderá escolher entre o Simples Nacional, o Lucro Real, ou Lucro Presumido.

Nesses dois primeiros passos, é importante que você conte com um profissional contábil para lhe auxiliar. Assim, você evitará possíveis problemas futuros relacionados à Receita Federal, ou outras questões tributárias.

Não se esqueça de que, caso sua empresa de manutenção industrial tenha sócios, será necessário que um Contrato Social seja feito. Esse documento é fundamental para a abertura da empresa. Pois, ele define com clareza todos os direitos e deveres de cada um dos sócios.

Além disso, você precisará providenciar um alvará de funcionamento na prefeitura de sua cidade, uma vistoria do corpo de bombeiros, algumas licenças, um cadastro na Previdência Social.

Tenha um contador de confiança!

Além de contar com um bom profissional da área contábil para lhe ajudar com o processo de abertura da empresa de manutenção industrial, é importante que você tenha um contador ou o auxílio de um escritório de contabilidade durante todo o funcionamento de seu negócio.

Esse profissional será fundamental para manter as finanças da sua empresa saudáveis e fornecer relatórios que mostram como está o seu desempenho profissional, quais são seus custos mensais e seus lucros e como administrar isso melhor.

Além disso, um profissional contábil poderá cuidar de todos os investimentos, contas e pagamentos de funcionários e parceiros da sua empresa de manutenção industrial. Recebendo de seus clientes, inclusive.

Apenas não se esqueça de contratar um profissional realmente habilitado, confiável e de reputação idônea, com experiência na área do seu negócio. Isso, lhe poupará muitas dores de cabeça e garantirá seu sucesso profissional.

Estrutura para abrir uma empresa de manutenção industrial

Nem só de burocracia vive a abertura de uma empresa. É importante que você dê uma atenção especial a parte estrutural também. A primeira coisa a se pensar neste sentido é a localização do seu negócio.

É preciso que, além de ter um fácil acesso para seus clientes e funcionários, o local tenha espaço suficiente para abrigar um escritório, um depósito e todos os maquinários necessários para a realização das manutenções.

Não se esqueça de designar um funcionário para ficar responsável apenas pelo depósito, cuidando do que entra e do que saí. Isso é fundamental para que não sumam ferramentas e máquinas e que exista sempre um controle a respeito do que está disponível ou não.

Ainda falando sobre ferramentas e máquinas, vale uma dica, evite economizar adquirindo produtos mais em conta, mas com uma vida útil menor. A médio e longo prazo, a reposição dessas ferramentas e máquinas sairá muito mais cara do que o investimento em produtos de maior qualidade.

Tenha cuidado também com os colaboradores que irá contratar. Procure profissionais experientes e com uma boa bagagem de conhecimento. Além disso, conte com pessoas responsáveis e dispostas. Isso fará toda a diferença para o crescimento da sua empresa.

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queopinho

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