Seja bem vindo

Várias dicas para você utilizar em sua empresa ou para montar seu próprio negócio.

Como abrir um CNPJ

Como abrir um CNPJ

Está pensando em se tornar um empreendedor, mas não faz ideia de por onde começar ou como abrir um CNPJ? Não se preocupe, neste artigo mostraremos exatamente os passos que você deve tomar.

A onda de crise financeira que vem assolando o país há alguns anos, tem feito com que muitos brasileiros procurem por maneiras de se virar sozinhos e se tornem assim empreendedores.

Isso é ótimo, o problema é que muitas dessas pessoas quando decidem empreender não fazem ideia de como começar. Por isso, preparamos esse artigo explicando como abrir um CNPJ e quais são os passos mais importantes desse processo.

Veja como abrir um CNPJ

O primeiro passo para abrir uma empresa é escolher a área de atuação e pesquisar sobre a existência do nome. É importante saber quantas empresas iguais a que você pretende criar e com nomes também iguais ou parecidos existem. Isso lhe dará uma ideia do mercado e ainda evitará possíveis problemas com o registro da sua marca.

Procure se informar também, junto à prefeitura de sua cidade sobre quais são os critérios para a concessão do Alvará de Funcionamento da sua futura empresa. Isso facilitará muito a conclusão do processo de abertura do CNPJ.

Feito isso, será preciso que você descubra o melhor tipo de CNPJ para o seu caso e encontre as taxas tributárias mais adequadas para seu empreendimento. Seu CNPJ servirá para identificar sua empresa, e ele pode ser de vários tipos como:

  • Sociedade LTDA;
  • S.A – Sociedade Anônima;
  • MEI – Microempreendedor Individual;
  • EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada;
  • Empresário Individual.

Será preciso também que você defina a classificação tributária da sua empresa. Para isso, você terá de escolher qual das opções a seguir se adequa melhor ao seu negócio:

  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido;
  • Simples Nacional; ou
  • MEI – Microempreendedor Individual.

É importante que a classificação tributária seja definida de maneira correta para que você não tenha problemas futuros relacionados a questões fiscais com a Receita Federal. Por isso, fique atento a todas as características que cada uma dessas classes oferece.

Nesta parte do processo é indicado que você conte com a ajuda de um contador especializado ou de um escritório de contabilidade. Esse processo, além de ser muito burocrático é repleto de detalhes que, se não forem observados com atenção podem gerar problemas sérios no futuro do seu negócio.

Depois disso, providencie o contato social, caso sua empresa tenha um ou mais sócios. Esse documento é fundamental para estabelecer o papel de cada sócio na empresa, definindo suas responsabilidade e participação nos lucros.

Documentos necessários para abrir um CNPJ

Para abrir o CNPJ da sua empresa, depois de definir com cuidado todos os pontos mencionados acima, você deverá providenciar alguns documentos necessários para o passo seguinte, esses são:

  • Contrato social (caso haja sócios) ou o Requerimento de Empresário Individual;
  • Cópias do RG e CPF do titular da empresa e sócios, caso existam. Todas autenticadas;
  • Requerimento padrão obtido na Junta Comercial de sua região;
  • FCN – Ficha de Cadastro Nacional da empresa
  • Guia de recolhimento das taxas necessárias, pagas.

Depois desse procedimento concluído o passo seguinte será se encaminhar a Prefeitura de sua cidade e solicitar o Alvará de funcionamento e uma visita do Corpo de Bombeiros ao estabelecimento onde sua empresa funcionará.

É importante deixar claro que esses são apenas alguns dos muitos documentos que você deverá apresentar. Dependendo da sua área de atuação, serão cobrados outros documento como registros de classes profissionais e mais.

Como um contador pode ajudar a abrir um CNPJ

O papel do contador é fundamental no processo de abertura de CNPJ e na manutenção correta da atividade da empresa. Além de ajudar resolvendo dúvidas e cuidando de todos os processos burocráticos da abertura da sua empresa.

Esse profissional ainda pode ajudar a manter a sua empresa dentro da legalidade, promovendo as declarações anuais de Imposto de Renda da sua empresa e cuidando das finanças.

Se você tiver uma empresa pequena e não achar necessário contratar um contador, você pode procurar por escritórios de contabilidade que oferecem os mesmos serviços, mas sem a necessidade de uma estrutura física para que os profissionais trabalhem.

É importante dizer que, além de manter sua empresa em dia com todas as obrigatoriedades legais, fiscais e tributárias. O contador ainda pode promover relatórios financeiros constantes, que avaliam o desempenho da sua empresa e apontam estratégias para que seu crescimento seja mais significativo e simples.

Portanto, muito mais importante do que contar com um profissional contábil na abertura do seu CNPJ é desfrutar de um acompanhamento profissional durante toda a existência da sua empresa.

Apenas não esqueça de pesquisar com atenção antes de contratar um profissional ou escritório de contabilidade. Afinal, ele estará lidando diretamente com o capital do seu negócio. Por isso, é importante que além de eficiente e de promover um trabalho dentro da legalidade ele também seja completamente honesto e idôneo.

Se você quiser saber mais sobre o ramo da contabilidade, acompanhe nossos outros artigos ou entre em contato conosco e peça mais informações. Ficaremos felizes em lhe ajudar!

queopinho

Os comentários estão fechados.